
FÓRUM ABORTO LEGAL RS

O FÓRUM
O Fórum Aborto Legal RS é composto por um conjunto de organizações da sociedade civil, representação dos serviços, e de profissionais da assistência e de universidades, preocupadas com a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Dentre eles, está o direito ao aborto previsto na lei em três circunstâncias: quando o feto for anencéfalo, quando a gravidez significar risco de vida à gestante e quando a gravidez for resultante de estupro.
Sabendo que as mulheres, muitas vezes, desconhecem esse direito, queremos que todas tenham acesso à informação, acolhimento e atendimento na rede de hospitais habilitados a fazer o aborto legal, no Rio Grande do Sul.
Assim, o Fórum tem a proposta de desenvolver ações concretas para tornar mais acessível e qualificar o atendimento às mulheres que buscam um aborto previsto em lei no RS. Com atuação de caráter interdisciplinar, o Fórum atualmente está materializado como projeto de extensão na UFRGS e conta com as seguintes atividades: reuniões regulares; diálogo com gestores, serviços de saúde e entidades de classe profissional; organização dos Colóquios sobre Aborto Legal no RS; participação em eventos diversos, acadêmicos ou não; produção de materiais de divulgação; atividades de formação continuada, dentre outras.

NOSSA HISTÓRIA
O Fórum surgiu em 2015 a partir de uma iniciativa das Mulheres na Universidade e na Saúde (MUSAs), grupo de professoras da UFRGS. No âmbito de um projeto de extensão para debater assuntos pouco falados na universidade, especialmente aqueles envolvendo questões de gênero, discriminação e injustiças sociais, as MUSAs organizaram rodas de conversa sobre o tema do aborto, que atraíram grande público, entre professoras(es), estudantes, profissionais de saúde e integrantes de organizações da sociedade civil.
Desses debates, surgiram ideias de ações concretas, daí a necessidade de formar um grupo operacional de trabalho para levá-las adiante. Assim, em julho de 2016, reuniu-se pela primeira vez o Grupo de Trabalho sobre Aborto Legal que, em 2017, transformou-se em Fórum, devido à sua crescente dimensão

integrantes
